05 Regras de Ouro em PHP

Em cada aula inaugural, sempre passo as cinco regras de ouro na programação, independente da linguagem:

01 – Documentar

Documentar seu projeto antes de iniciá-lo é essencial para compreender as necessidades do seu projeto. Documente seu código-fonte, a modelagem do seu banco de dados e suas regras de negócios.

02 – Organização

Organize sempre seu código-fonte, respeitando a “endentação” do código. Cada condição ou bloco precisa estar bem organizado, tornando-o organizado e compreensível para você e seus colegas.

03 – Higienização

Sabe aquele código que você escreve com dez linhas e percebe, graças ao seu avanço de conhecimento, que são melhores escritas com apenas cinco linhas? Pratique esta ideia e lembre-se de que quanto menos linhas de código, mais ágil será seu código ao ser interpretado na linguagem PHP.

04 – Segurança

Programar em PHP é praticamente programar para a WEB. Seu site ou sistema normalmente ficará disponível ao público e torna-se vital preocupar-se com a segurança de seu código e o PHP instalado no servidor. Manter o servidor atualizado e rever sempre suas políticas de segurança itens essenciais

05 – Atualizar-se (Buscar Novidades)

Um bom programador sempre está antenado quanto à novidades da linguagem. Novas versões trazem novas funções ou melhorias que precisam ser conhecidas. Se possível, participe de eventos online ou presenciais com pessoas referências na área.